Nossa colega Ariane nos enviou suas impressões sobre o filme de Ficção Científica Gamer. Fica então essa valiosa dica para assistir e os comentários da Ariane para debater.
Valeu, Ariane!
sinopse:
Um novo jogo de videogame é a grande febre do momento. Através dele milhões de internautas podem assistir um grupo de condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais, sendo controlados por jogadores. Kable (Gerard Butler) é a grande estrela do jogo, sendo comandado por um adolescente. Em meio à batalha, Kable precisa usar suas habilidades para vencer o jogo e derrubar o sistema que o aprisiona.
título original:Gamer
duração:01 hs 35 min
ano de lançamento:2009
site oficial:http://gamerthemovie.com/
direção: Mark Neveldine , Brian Taylor
roteiro:Mark Neveldine e Brian Taylor
produção:Gary Lucchesi, Tom Rosenberg, Skip Williamson e Richard S. Wright
música:Robb Williamson e Geoff Zanelli
fotografia:Ekkehart Pollackdesenho de produção: -->
direção de arte:Peter Borck, James F. Oberlander e Sebastian Schroder
figurino:Alix Friedberg
edição:Peter Amundson, Fernando Villena e Doobie White
efeitos especiais:LOOK Effects! / Furious FX / Gradient Effects / Luma Pictures / yU+Co. / Duran Duboi / Sub/Par Pix / Tinsley Transfers
elenco:
Gerard Butler (Kable)
Michael C. Hall (Ken Castle)
Zoe Bell (Sandra)
Milo Ventimiglia (Rick Rape)
Kyra Sedgwick (Gina Parker Smith)
Alison Lohman (Trace)
Logan Lerman (Simon)
Amber Valetta (Angie)
Terry Crews (Hackman)
Efren Ramirez (DJ Twist)
Johnny Whitworth (Scotch)
Ludacris
John Leguizamo
O futuro em nós; nós em + o futuro
O que pensar sobre o futuro? Viver de passado? Alterar o presente?
O mundo se globaliza e se moderniza na velocidade da luz e nós, como meros mortais (?), acompanhamos esse ritmo violento de expansão de fronteiras.
Temáticas como o controle absoluto das máquinas sobre os homens, a morte do livre-arbítrio e a extinção da raça humana são decorrentes em livros, filmes e jogos de simulação real. E como são reais!... Entretenimento apenas? Questionável. O futuro está aí, bem diante de nossos olhos; esse é o futuro e isso é Gamer. O filme trata de questões como as supracitadas, e outras talvez não pensadas antes: a substituição do cérebro por nano tecidos (a “maquinização”), o controle absoluto de um humano sobre outro (através da tecnologia e das máquinas) e por fim quem controla tudo? Uma máquina! Ou um quase humano. A utopia humana: não precisar viver para viver pelo outro (que é um fantoche, um escravo). Mas, isso é vida? Sentar-se diante de um computador e vigiar cada passo que o seu personagem dá e poder interferir e controlar a vida deste e este não se rebelar?
Alguns diriam que Gamer é só ficção e que na vida real isso jamais aconteceria. E se analisarmos que isso já acontece? É a mais pura verdade. Analisemos: o que é a televisão? o que é a Internet? o que é a mídia? o que são os reality shows? É exatamente isso! É poder na mão de poucos, é controle sobre os mais frágeis e influenciáveis e a eterna promessa de liberdade, sendo que esta já foi roubada há muito. Como agir? Submissamente ou lutar por sua liberdade, como fez Kable? A mídia te diria para permaneceres calado, assim como os jogos, a Internet e outros meios. Cala-te e sede como um dos controlados. Abaixes a tua cabeça e contenta-te com a felicidade vendida em alguns jogos eletrônicos. Permanece submisso e não sofrerás (e não viverás também). Vive em função do computador e da televisão, pense bem, o que serás... um escravo! É realmente assim que gostaríamos de aproveitar a vida?
De fato, como sugere o título, o futuro está em nós, mas nós não precisamos estar no futuro (ou dentro dele). Podemos apenas retirar àquilo de bom que a tecnologia nos oferece e não tentarmos viver para ela e em função dela. Alguns se esquecem que a vida é muito mais interessante longe das câmeras e fora do computador, não é mesmo, Kable?
Outros filmes que me lembrei ao escrever esse texto, que mostram a luta pelo livre-arbítrio são: Minority Report, A Nova Lei; Wall-e; O Show de Truman; A Ilha. Os que mostram a dominação pelas máquinas: Eu, Robô; O Exterminador do Futuro 3, A Rebelião das Máquinas (que também mostra o extermínio da raça humana).
Ariane Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário