O simples vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo?
EFEITO BORBOLETA
Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto, ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
Em busca de uma resposta Lorenz teclou um dos números que alimentavam os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, na expectativa de que o resultado tivesse poucas mudanças. No entanto, a pequena alteração transformou completamente o padrão das massas de ar. Segundo ele seria como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas. Fundamentado em seus estudos, ele formulou equações que demonstravam o “efeito borboleta”. Origina-se assim a Teoria do Caos. Alguns cientistas concluíram também que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, do número de vezes que o olho pisca até a cotação da Bolsa de Valores. Para reforçar essa teoria, na década de 1970 o matemático polonês Benoit Mandelbrot notou que as equações de Lorenz coincidiram com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais (figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do colo, etc.). A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot indica que a Teoria do Caos está na essência de tudo, dando forma ao universo.
*Esse trecho foi retirado do site http://www.brasilescola.com/fisica/teoria-caos.htm e serve como uma introdução para quem se interessar em pesquisar a fundo essa teoria.
A dica do Arnaldo é realmente muito boa, eu assiti ao filme e achei muito bom, vale a pena e eu recomendo.
ResponderExcluirAcho um bom filme. A concepção do filme é muito original, as cenas são bem montadas e o enredo realmente prende nossa atenção do início ao fim. Talvez, como ponto a ser questionado, fique a fraca construção psicológica dos personagens (comportamentos previsíveis, excesso melodramático).
ResponderExcluirA decepção fica só por conta do Efeito borboleta 2, que apenas requenta o que já foi feito no 1º. No mais, é um bom filme que proporciona bons momentos de tensão e entretenimento.